domingo, 22 de março de 2009

O ANO CATEQUÉTICO NACIONAL - 2009


O Ano Catequético Nacional tem por tema: Catequese, caminho para o discipulado e, por lema: "Nosso coração arde quando ele fala, explica as Escrituras e parte o pão" (Cf. Lc 24, 32.35).



OS objetivos do Ano Catequético Nacional




O Ano Catequético quer ser um despertar de todos os cristãos para a importância do aprofundamento e do amadurecimento na fé, vivida no seio de uma comunidade, empenhada em irradiar a vida em Cristo para toda a sociedade. A catequese, começando pela iniciação cristã e chegando a constituir-se em um processo de formação permanente, é caminho de encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, que é capaz de mudar nossa vida, levar ao engajamento na comunidade eclesial e ao compromisso missionário. Quem se encontra com ele, põe-se a caminho em direção aos irmãos, à comunidade e à missão. Faz a experiência do discipulado, como seguimento do Caminho, pois é neste caminho que Cristo faz o coração arder e o discípulo mergulhar, de modo cada vez mais profundo, nas Escrituras, na liturgia, na teologia, na evangelização e no compromisso pastoral, fruto da experiência do partir o pão.




O objetivo geral do Ano Catequético Nacional é dar novo impulso à catequese como serviço eclesial e como caminho para o discipulado. De um lado, se busca dar um novo impulso à catequese, levando à consciência de que a catequese é uma dimensão de toda a ação evangelizadora. Uma ação eclesial só é evangelizadora se também catequiza. Catequese não é, portanto, uma ação restrita aos ministros da catequese, mas é de todo cristão. De outro lado, se quer contribuir com a urgente necessidade de um encontro pessoal do cristão com Jesus Cristo, que redunda sempre no seguimento do Mestre, fazendo-se discípulo missionário, no seio de uma comunidade concreta. Para isso é fundamental que toda a Igreja assuma uma nova concepção de catequese como processo formativo, sistemático, progressivo e permanente de educação da fé, da esperança e do amor.




Os objetivos específicos buscam aterrisar o objetivo geral, nos mais diversos campos da ação evangelizadora:


- intensificar a formação catequética dos catequistas, dos agentes de pastoral, dos religiosos/as e dos ministros ordenados;


- incentivar a instituição do Ministério de Catequista;


- impulsionar o estudo das Sagradas Escrituras;


- acentuar o Primado da Palavra de Deus na vida da Igreja;


- cultivar a dimensão litúrgica da catequese;


- estimular a dimensão catequética nas comunidades na perspectiva da pastoral de conjunto;


- dar a devida ênfase à catequese com adultos, com jovens e junto às pessoas com deficiência;


- incentivar na catequese a inspiração catecumenal;


- estimular a implementação da disciplina Catequética nos Cursos de Teologia;


- intensificar a dimensão missionária da catequese por meio da espiritualidade do seguimento de Jesus Cristo;


- educar para a vivência de uma fé comprometida com as urgentes mudanças da nossa sociedade, tendo presente o princípio da interação vida e fé;


- favorecer na catequese a abertura ao outro, à realidade, ao ecumenismo e ao diálogo inter-religioso.




Nenhum comentário: